A MELHOR VINGANÇA É O ESQUECIMENTO

A MELHOR VINGANÇA É O ESQUECIMENTO

A MELHOR VINGANÇA É O ESQUECIMENTO

A melhor vingança é não se vingar.

Ninguém gosta de ser machucado, traído, rejeitado, mas, infelizmente, todos passamos por isso pelo menos uma vez na vida. Muitas pessoas, quando se sentem prejudicadas de alguma maneira, buscam vingança a todo custo. Por mais que justifiquem essa necessidade dizendo que foram injustiçadas, a vingança não faz bem para nenhum de nós, pois, além de não resolver nada, pode acabar com nossa saúde mental, emocional e física.

A melhor vingança que podemos proporcionar é o esquecimento. Ao invés de disseminarmos o ódio e a raiva, devemos mostrar para as pessoas que tentam nos derrubar que podemos ser felizes em meio a qualquer circunstância.

Não há nada melhor do que agir com sabedoria, seguir em frente com o coração leve e tranquilo, sabendo que algumas coisas não devem ter espaço em nossas mentes e corações.

A vingança é um sentimento muito característico dos humanos

A vingança tem uma maneira própria de fascinar as pessoas, é um sentimento que sempre nos chamou a atenção. Alguns acreditam ainda que a vingança não é de todo ruim, se administrada com cautela.

O fato é que todos nós, em algum momento, já pensamos em nos vingar de alguém ou de alguma situação que nos causou sofrimento. Quando somos tomados pelo desejo de vingança, no entanto, podemos perder a direção e nos afundarmos tentando devolver a dor que nos causaram.

De acordo com o psicólogo especialista em comportamento criminal, Gordon E. Finley, a vingança tem pouco a ver com a moralidade. A vingança é um impulso, uma maneira de liberar a raiva e do ódio.

De acordo com um estudo liderado pelo Professor Ernst Fehr, da Universidade de Zurique, mais de 40% das decisões tomadas no mundo dos negócios têm como único objetivo “vingar-se” de um concorrente. O mesmo padrão pode ser percebido em atos criminosos, que quase sempre são motivados por um rancor acumulado em relação a alguém e pelo desejo de vingança.

Com isso podemos perceber que a vingança nunca é bem-sucedida porque, além de causar tragédias, nos torna similares às pessoas que primeiramente nos prejudicaram.

Por isso, a melhor vingança é não se vingar.

Todos conhecemos as justificativas comuns que mostram que a vingança não é a melhor alternativa: ela não está de acordo com a moral, não é isso que as religiões e doutrinas espirituais ensinam e nem é incentivada por grandes sábios da humanidade.

No entanto, queremos lhe apresentar uma perspectiva psicológica sobre o ato de se vingar. Como são as pessoas vingativas?

As pessoas que sentem uma grande necessidade de se vingar diante de qualquer tipo de ofensa têm dificuldade em gerir suas emoções e autoconhecimento pouco desenvolvimento.

Além disso, acreditam que sempre estão certas, que têm todas as respostas e que todos deveriam se espelhar em seu exemplo.

Essas pessoas são egoístas e raramente demonstram empatia para com aqueles ao seu redor. Também têm o hábito de guardar mágoas, o que as deixa presas a ressentimentos passados, impedindo a criação de uma nova vida.

Como podemos perceber, a vingança não nos oferece nada de bom, apenas nos afasta de nossos valores, afeta nosso caráter, limita nossa evolução enquanto seres humanos e criadores de um mundo mais feliz e consciente.

Isso apenas prova que a melhor vingança é simplesmente esquecer, escolher não se vingar, e seguir sua vida concentrado apenas em sua felicidade.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s